O altar-mor da Igreja Matriz de Algodres é constituído por um magnífico retábulo de talha dourada e policromada de vermelho, que integra nos eixos laterais, entre colunas, duas pinturas sobre tábua, envolvidas por acantos e tendo um querubim na zona superior[i].
A pintura do lado do Evangelho representa o Baptismo de Cristo; na do lado da Epístola, está retratado São Pedro, de corpo inteiro, em pé.
Estas duas pinturas destacam-se claramente, pela sua qualidade, do conjunto da obra pictórica - de diversas épocas - existente neste templo. Na descrição da Matriz de Algodres, Mons. Pinheiro Marques deu relevo a ... dois quadros bons a óleo, o do baptismo de Cristo, que é o melhor, e do lado da Epístola o de S. Pedro, de pé[ii]. Noutro passo da sua obra, volta a referir estes Dois magníficos quadros em madeira..., acrescentando que são ...atribuídos pela tradição a Grão Vasco...[iii]. O Guia de Portugal também chamou a atenção do visitante para estas ... duas tábuas apreciáveis, não estudadas...[iv].
Não conhecemos elementos ou estudos que permitam confirmar a tradição registada por Mons. Pinheiro Marques quanto à autoria destas obras[v].
Trata-se, em todo o caso, de duas pinturas de invulgar qualidade, que não parecem ser contemporâneas do retábulo em que estão integradas, sendo, provavelmente, quinhentistas.
Na verdade, o actual retábulo do altar-mor foi mandado executar pelo Visitador em 1703, por considerar que o anterior estava ... velho, sem columnas, e constar somente de huas táboas lizas, o que no prezente tempo hé indecência, ...[vi]. Em 1712 já estava concluído, feito à salomónica e com sua tribuna fermoza[vii].
As duas pinturas acima referidas, por seu lado, apresentam ... um reportório formal que deriva dos modelos difundidos a partir da escola de pintura quinhentista dominante na região[viii] (a escola de Grão Vasco), o que indicia a reutilização naquele retábulo setecentista de quadros executados em época anterior, que possivelmente já pertenceriam ao acervo da paróquia de Algodres, como defende a Doutora Maria de Fátima dos Prazeres Eusébio[ix].
Atento o manifesto valor artístico e patrimonial destes dois quadros da Matriz de Algodres, seria de todo desejável que a Diocese de Viseu e o Instituto dos Museus e da Conservação (que sucedeu ao ex-IPCR) pudessem articular esforços no sentido de os restaurar (na sequência, aliás, do Protocolo celebrado em 2000 entre a Diocese e o IPCR), afigurando-se particularmente urgente o restauro do Baptismo de Cristo, que se apresenta bastante fendilhado[x].
Bibliografia e abreviaturas: v. entradas de 2005-05-09.
[i] Cf. a descrição efectuada por FIGUEIREDO, 2004 e EUSÉBIO, 2005, pp. 322-323.
[ii] Cf. MARQUES, 1938, p. 293.
[iii] Cf. MARQUES, 1938, p. 323.
[iv] Cf. DIONÍSIO, 1985, p. 846.
[v] Sendo conhecida, por outro lado, a propensão para atribuir a Grão Vasco as boas pinturas de feição quinhentista, de autor não estabelecido, existentes na região.
[vi] Arquivo Paroquial de Algodres - Livro das Pastorais, fl. 32, transcrito por EUSÉBIO, 2005, pp. 169-170, pp. 322-323 e Ap. Doc., p. 173 (documento também transcrito por MARQUES, 1938, p. 292). Esta avaliação depreciativa do retábulo anterior, seria devida, essencialmente ou em boa parte, à alteração de pressupostos estilísticos, que levava a considerar esteticamente desactualizadas e indecentes as obras de períodos anteriores (cf. EUSÉBIO, 2005, pp. 169-170 e 322-323).
[vii] Arquivo Paroquial de Algodres - Livro das Pastorais, fl. 47, transcrito por EUSÉBIO, 2005, p. 323 e Ap. Doc., p. 174. Mons. Pinheiro Marques, afirma que a feitura deste retábulo foi concluída em 1715 (cf. MARQUES, 1938, p. 292).
[viii] Cf. EUSÉBIO, 2005, pp. 322-323.
[ix] Cf. EUSÉBIO, 2005, pp. 169-170 e pp. 322-323. Esta investigadora defende a hipótese, bastante plausível, de que as duas pinturas em apreço tenham feito parte do retábulo do altar-mor que foi mandado substituir em 1703, que deveria ser do século XVI (pp. 169-170).
[x] Agradeço ao Dr. Pedro Pina Nóbrega, ter-me facultado os extractos da dissertação da Doutora Maria de Fátima dos Prazeres Eusébio citados na presente entrada.
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