O Dr. Pedro Pinto (CEH-UNL) teve a amabilidade de nos enviar mais dois resumos de documentos existentes no IAN/TT Chancelaria de D. João III, com interesse para a história das Terras de Algodres:
Chancelaria de D. João III, Perdões, Livro 24, fol. 21v:
Fernando Eanes, morador em Alforninho, termo de Fornos de Algodres, afirma que estando João Gonçalves, morador em Fornos de Algodres, preso na cadeia de Fornos de Algodres por lhe ter fugido um preso quando fora carcereiro, os vereadores do concelho o constrangeram a ele, Fernando Eanes, que guardasse João Gonçalves e outros presos, e estando ele Fernando Eanes dormindo com os outros guardas na casa do concelho, ao outro dia de manhã os outros guardas partiram deixando-o só com o preso João Gonçalves, e ele Fernando Eanes fiando-se de que ele não fugiria por ser homem da terra, desamarrou-o-do esteio, mas ele fugiu. Os parentes e amigos de Fernando Eanes conseguiram capturar o fugitivo, pedindo Fernando Eanes perdão pelo delito, sendo perdoado a 27.2.1553.
Chancelaria de D. João III, Perdões, Livro 24, fol. 231v
Cristóvão Fernandes, morador em Algodres, foi preso por mandado do Corregedor da comarca da Guarda por se dizer que sendo rendeiro da chancelaria da comarca da correição da Guarda, fez concerto com certas pessoas e trespassou da sua renda, e outros conluios. Foi preso em Celorico e enviado à cadeia de Algodres de onde fugiu pela porta aberta, por ser leve. Sendo pobre, casado e ter filhos e não ter danado ninguém na fuga, pede perdão, que lhe é concedido a 11.3.1555.
Neste blog
Sites
Comunicação Social
Mailing lists
Fontes
Alguns blogs
Foi assim em Fornos de Algodres
Notícias de Fornos de Algodres
Portuguese Prehistoric Enclosures
Páginas pessoais
Projectos de investigação
Associações
Sociedade de Geografia de Lisboa
Ferramentas