Chancelaria de D.João III - Perdões (cont.)
O Dr. Pedro Pinto (do CEH-UNL) fez o favor de nos enviar mais um resumo de um documento do ANTT, com interesse para a história das Terras de Algodres, com o seguinte teor:
Chancelaria de D. João III, Perdões, Livro 13, fol. 78v:
João Afonso o Branco, lavrador, morador em Moxagata, termo de Algodres, fora acusado por se dizer que dera de propósito três feridas com um pau em Afonso Rodrigues, pedreiro, também aí morador, mas que este logo fora são e sem desformidade nem aleijão, sendo condenado pela Relação a 6 meses de degredo fora do termo da vila, com pregão na audiência, que lhe fora dado. Sendo lavrador, cumprindo 2 meses, requer perdão dos restantes 4, por ter lavoura, acudir à mulher e filhos. Foi perdoado, pagando 400 reais para as despesas da Relação. 6.3.1543.
Informo, uma vez mais, que não são aceites neste blog comentários alheios aos assuntos aqui tratados.
Tendo surgido nos últimos dias diversos comentários anónimos que não se enquadram na temática do blog ou dos posts em causa, fui forçado - pela primeira vez e decorridos mais de cinco anos de existência do blog - a activar a moderação de comentários.
Nada tenho contra a discussão pública de outras matérias ou contra o exercício legítimo da liberdade de expressão, ainda que por anónimos ou com recurso a pseudónimos. Mas há outras sedes mais apropriadas para esses debates.
Este blog foi criado com um objectivo e um estatuto editorial específico, a que continuará a ser fiel, enquanto existir.
Agradecendo todas as visitas e o interesse dedicado ao blog, solicito novamente que não sejam enviados comentários que não digam respeito aos assuntos aqui tratados, pois quaisquer comentários nessas condições terão de ser rejeitados ou apagados.
A todos os que por aqui passem, cordiais cumprimentos do,
Nuno Soares
Caro Nuno: Bem haja pela divulgação de mais um documento referente a nossa terra.
Ja quanto aos comentários , também eu tenho sido inundado pelo que tive que tomar a mesma opção , muito contra a minha vontade.
Um abraço de amizade.
Amigo Albino,
Muito obrigado pela visita e votos de que tudo lhe esteja a correr optimamente!
Um grande abraço do,
NS
Comentar post