História e Património das "Terras de Algodres"
(concelho de Fornos de Algodres)
ed. Nuno Soares
Contacto: algodrense(at)sapo.pt
Domingo, 1 de Março de 2009
Documentos para a história de Algodres (19)
Chancelaria de D.João III - Perdões (cont.)
O Dr. Pedro Pinto (do CEH-UNL) fez o favor de nos enviar mais um resumo de um documento do ANTT, com interesse para a história das Terras de Algodres, mantendo a linguagem da época e actualizando a ortografia:
Chancelaria de D. João III, Perdões, Livro 3, fol. 79:
Vicente Afonso, lavrador, morador em Fornos de Algodres, sendo vereador em 1541, fora-lhe dado em guarda a si e a Lopo Álvares, ferreiro, um João Fernandes, sapateiro, também morador em Fornos, que fora preso por dele querelar uma Beatriz Gonçalves, solteira, moradora em Fornos, dizendo que João Fernandes dormira com ela carnalmente e a corrompera de sua virgindade induzindo-a para isso por palavras brandas; estando o dito preso na casa do concelho e cadeia fugira acolhendo-se na igreja sem malícia ou consentimento; e como Beatriz lhe perdoara e era concertada com João Fernandes, e como Vicente Afonso era muito pobre com mulher e filhos que se lhe perdiam à fome e desamparo, que ele Vicente Afonso andava amorado; apresentava agora instrumento redigido por Gaspar Gonçalves, tabelião do público e judicial de Fornos de 6.8.1541, provando como Beatriz perdoara a Vicente Afonso o mal e dano; e pedia Vicente Afonso perdão por estar amorado, a que o rei anuiu contanto que pagasse 1000 reais para a arca da piedade.
Emitida a 13.9.1541.
Prezados Amigos: estive uma semana fora e sem acesso à net, razão pela qual só agora venho agradecer as V/ visitas e comentários. Caro Castela: folgo em saber que gostou da visita às terras de Algodres e espero que possa voltar com mais vagar. Como passo regularmente pelo site http://www.portugalnotavel.com não deixarei de ler os artigos que vai publicar. Caro António: deixei-lhe hoje um abraço no blog de poemas, que ainda não conhecia ( http://ala-goulinho-poemas.blogs.sapo.pt ) e renovo os m/ parabéns pelo trabalho que vem fazendo n' A Voz do Goulinho ( http://vozdogoulinho.blogs.sapo.pt ). Cordiais cumprimentos do,
De ANTONIO ASSUNO a 2 de Abril de 2009 às 17:16
OLÁ boa gente de Algodres aqui da Serra do Açôr vai um abraço amigo
ALA poemas é digno de uma visita
VOZ DO GOULINHO TAMBÉM
Amigo Nuno
Fui hoje visitar o vosso concelho para eleger os Locais Notáveis de Fornos de Algodres e foram escolhidos os seguintes 4: Fraga da Pena (que tb. é um geomonumento), Castro de Santiago, aldeia de Algodres (onde incluo panorama e algum património) e a Anta do Cortiço, em breve colocarei artigos no www.portugalnotavel.com sobre os mesmos. Tive pena de não ter visitado o Museu na sede do Concelho, mas fica para depois. Haja tempo. Também gostei muito da necrópole das Forcadas a lembrar aquela perto da Pedra do Sino em Celorico. Quanto aos textos, as excelentes placas informativas dos locais, poupam-me trabalho e a partir delas farei apenas algumas adaptações.
Um abraço
Castela
Caro Castela: muito obrigado pela visita e muitos parabéns pelo renovado "Portugal Notável".
Sobre outros locais "mais" notáveis de Fornos de Algodres, ocorrem-me de momento as necrópoles medievais de Forcadas (freg. de Matança) e de Vila Ruiva e alguns troços de estradas romanas.
Sugiro também uma visita ao CIHAFA (v.: http://www.cm-fornosdealgodres.pt/idx_ha.htm ) onde poderá obter mais informações sobre a história e o património do concelho.
Cordiais cumprimentos,
De
castela a 25 de Março de 2009 às 23:11
Amigo
Estou muito grato por ter colocado um link para a minha página, por isso vou descobrir os locais notáveis de Fornos de Algodres para os colocar no http://www.portugalnotavel.com./
Aqui estão os sítios que eu seleccionei para visitar. O castro de Santiago, Fraga da Pena, as antas de Cortiço e a de Matança, lápide de Infías dedicada ao deus Mercúrio, a aldeia de Algodres, também vou visitar as igrejas de Sobra Chichorro . Gostaria que me informasse de um outro sítio provavelmente notável que eu não tenho na lista.
Mais uma vez obrigado
Castela
De Antnio Tavares a 14 de Março de 2009 às 17:44
Caro amigo Nuno, venho por aqui pedir que envie para o endereço para que lhe possa emviar o livro das sepulturas.
almtavares@gmail.com
Comentar post